quarta-feira, 27 de abril de 2011

O reino da Babilônia

Olá todos, hoje trago uma postagem sobre História vinda da terra do Crescente Fértil, terra conhecida principalmente por Mesopotâmia.
Abordarei hoje alguns tópicos sobre uma das civilizações mais fascinantes que já reinaram sobre a terra, A BABILÔNIA.

 A Babilônia como a conhecemos foi uma importante cidade-estado acádia da antiga Mesopotâmia, os restos arqueológicos do que outrora foi uma grande civilização podem ser encontrados em AI Hillah na província de Babil no Iraque.
A Babilônia se tornaria junto dos Sumérios e dos Assírios, um das grandes culturas mesopotâmicas tendo como monumentos que a tornaram famosa, Os Jardins Suspensos (Um dos sete grande monumentos do mundo antigo) e os portões de Ishtar.
O povo da Babilônia tem seu nome apartir de sua capital localizada no rio Eufrates ao oeste da Suméria e ao sul da Assíria estando bem-posicionado para a agricultura porém isento de defesas naturais.
Babilônia foi fundada provavelmente em 1950 AC pelos Amoritas, bárbaros semitas que dominaram boa parte de Canaã, Acádia e Sumer 100 anos antes.
Em 1792 A.C o pequeno reino da Babilônia foi herdado pelo famoso Hammurabi que a governou até 1750.
Hamurabi foi o primeiro rei conhecido a codificar leis, utilizando no caso, a escrita cuneiforme, escrevendo suas leis em tábuas de barro cozido, o que preservou muitos destes textos até ao presente. Daí, descobriu-se que a cultura babilônica influenciou em muitos aspectos a cultura moderna, como a divisão do dia em 24 horas, da hora em 60 minutos e daí por diante.
Durante seus 42 anos de reinado Hammurabi extendeu seu reino por toda a região de Sumer ao leste e a Acádia ao norte.Ele também deteve os Elamitas (ao leste de Sumer) e os assírios (ao norte da acádia), criando o primeiro grande império babilônio.
Após a morte de Hammurabi o império gradualmente declinou sendo saqueado pelos Hititas em 1595 AC e tendo seus reis depostos.
Dentro de 20 anos novos invasores chamados de Cassitas estabeleceram uma nova dinastia, os cassistas governaram a Babilônia por muitos séculos sendo conquistados posteriormente pelos Assírios em 1158 AC.
Descendentes dos Amoritas retomariam o reino em 1027 AC.
Durante o século 8 e o século 7 a região seria novamente palco de batalhas quando os Caldeus (povos semíticos) e os Assírios lutariam pela Babilônia.Um xeque caldeu veio a a ocupar o trono babilônio e então finalmente destruir Assírios com a ajuda dos Medos.
Em 597 AC Nabucodonosor II  capturou Jerusalém e forçou seu rei e nobres ao exíliod, a cidade viria a ser tomada após um cerco de 18 meses no qual grande parte da população foi deportada para a Babilônia onde permaneceu até serem libertados pelos Persas quando estes conquistaram a região.


(Acima reconstrução dos Portões de Ishtar em um museu em Berlim)


Religião

Os Babilônios eram um povo politeísta mas o Deus patrono de sua capital era Marduk, representado por um dragão, um festival era realizado todo Ano Novo em homenagem à Marduk para garantir a fertilidade das terras.

Economia

A economia do povo babilônio vinha do rio Eufrates com a ajuda de Irrigação e diques que proporcionavam vastas plantações de grãos, vegetais e frutas, além de ovelhas e gado, que eram trocados por cobre, ouro e madeira, estes sendo usados em armas, acasas, jóias e outros.

Fontes: Wikipédia, Microsoft.

2 comentários: