quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cinema expressionista alemão

Olá, hoje farei uma postagem sobre o estilo cinematográfico conhecido como Cinema expressionista alemão.

                                     (Acima, cena do filme ''O gabinete do Dr. Caligari'')

Antes de tudo vamos lembrar que diferente das outras áreas da arte, o expressionismo chegou ao cinema em 1919, ou seja, de maneira tardia.O termo "expressionismo" foi utilizado pela primeira vez pelo pintor francês Julien-Auguste Hervé, que usou a palavra  ''expressionisme'' para designar uma série de quadros apresentados no ''Salão dos Independentes'' de Paris em 1901, em contraste com o Impressionismo.
O expressionismo surgiu como uma reação ao Impressionismo, diferindo dos Impressionistas que imprimiam na tela o mundo circundante através do uso dos sentidos, os expressionistas refletiam o mundo interior com obras carregadas de conteúdo simbólico.
A aparição do expressionismo na Alemanha  não foi um fato aleatório, mas é explicado pelo profundo estudo da arte durante o século XIX pelos filósofos, artistas e teóricos alemães, do romantismo e as múltiplas contribuições para o campo da estética de personagens como Wagner e Nietzsche, para a estética cultural e para a obra de autores como Konrad Fiedler ("Para julgar obras de arte visual", 1876), Theodor Lipps ("Estética", 1903-1906) e Wilhelm Worringer ("Abstração e empatia", 1908). Esta corrente teórica deixou uma profunda marca nos artistas alemães de finais do século XIX e princípios do XX, centrada sobretudo na necessidade de se expressar do artista (a "innerer Drang" ou necessidade interior, princípio que assumiu posteriormente Kandinsky), bem como a constatação de uma ruptura entre o artista e o mundo exterior, o ambiente que o envolve, fato que o torna num ser introvertido e alienado da sociedade.

Os primeiros filmes expressionistas: ''O estudante de Praga'', ''O gabinete do Dr. Caligari'', ''O golem'', ''Nosferatu''(entre outros)...Eram filmes altamente simbólicos e estilizados.
As estórias desses filmes lidavam com temas como a Loucura, traição, insanidade e outros tópicos intelectuais (opondo-se aos típicos filmes de romance e aventura).
Infelizmente o cinema expressionista não duraria muito desaparecendo logo após alguns anos tendo porém suas características sendo implementadas em filmes das décadas de 20 e 30.Dois gêneros do cinema que foram fortemente influenciados por esse movimento artístico foram os filmes de Terror e o cinema Noir.
Filmes como Dracula (1931) e O fantasma da Ópera mostram o legado do cinema expressionista.
                           (Bela Lugosi como Drácula na versão de 1931 do clássico).

                       
                                                       (O gabinete do Dr. Caligari)
                                   (Dracula, versão de 1931 estrelada por Bela Lugosi)

Fontes: en.wikipedia.org e pt.wikipedia.org

3 comentários:

  1. Muito bacana o post querido, adoro a arte expressionista, o cinema é magnífico, Dracula e O fantasma da Ópera são maravilhosos!! Pena que hoje o cinema já não é mais assim....

    Já estou te seguindo e já vou lhe adicionar no meu blog como blogs recomendados!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Linda, é mesmo uma pena que o cinema não seja mais assim, algo que eu admiro nos atores do Cinema expressionista é a teatralidade, as expressões, Bela Lugosi então é clássico.

    ResponderExcluir
  3. FALHA MINHA Ñ SER APROFUNDADA NO CINEMA EXPRESSIONISTA ALEMÃO, POR SER APAIXONADO PELO NEO REALISMO ITALIANO.

    ResponderExcluir